domingo, 24 de julho de 2011

Ateliê finaliza os primeiros estudos em Mídia Radiofônica

No dia 21 de julho, quarta passada, o Núcleo Mídia finalizou no Estúdio da Rádio UDESC/ Florianópolis a primeira etapa de pesquisa com a mídia radiofônica e o texto "Diálogos de Todo o dia" de Carlos Drummond de Andrade. Os estudos práticos transcorreram entre os meses de maio e julho, sob direção de Letícia Bombo e atuação de Barbara Germani e Raquel Guerra.


Neste período, a pesquisa experimental situou-se entre a abordagem sonora da audioficção e do radiodrama,  colocando-se além de qualquer definição teórica que imobilize o texto em rádio à necessidade de compreensão de uma história linear, ou o reduza a mera ilustração sonora do texto escrito. Os ensaios em sala, nesta etapa, visaram a desconstrução da estrutura textual tal como se apresenta na mídia impressa, contudo, sem esvaziar o sentido de vazio e interrupção da linguagem presente no texto.


O núcleo estudou formas de performar a voz e sonoridades decorrentes de um corpo em movimento. Disso extraíram-se materiais sonoros diversos, os quais foram expostos em condições de improviso, partitura, jogos vocais, leituras de texto... Este conjunto variado de experimentações com o texto foi registrado em áudio através da colaboração da Rádio Udesc e servirá de material para a Instalação Sonora, prevista para o próximo semestre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário